terça-feira, 15 de abril de 2008

Comentário sobre estudos em grupo

Na minha vida escolar, sempre tive uma tendência individualista. Não no sentido de que não suporto trabalhar em grupo, mas de que "trabalho melhor sozinho". Durante o ensino médio, nos trabalhos em grupo, eu era um daqueles que toma para si mais responsabilidade do que seria justo, só para adiantar o trabalho e garantir a qualidade. Também costumava designar o restante das tarefas, que geralmente eram feitas pelos outros membros separadamente, fora do horário escolar, para depois serem "coladas" juntas no trabalho. O resultado era sempre um trabalho heterogêneo que nada tinha de desenvolvimento conjunto. Não havia aprendizado compartilhado.
Nas aulas de FDA com estudos em grupo, foi diferente. Percebi que os colegas adotaram sempre uma postura de compartilhamento de idéias e construção de consenso. Acredito que o contexto da aula, que traz muitas idéias pedagógicas, favoreça essa postura. Pode ser também conseqüencia de maior maturidade por parte dos alunos. Pelo menos isso posso dizer de mim. Sei hoje que parte do exercício pretende, sim, que eu assimile o conteúdo. Mas também entendo que outra parte tem a ver com aprender a trabalhar em equipe de maneira efetiva e inclusiva, considerando outros pontos de vista e construindo conhecimento.
Acredito que seja esse um dos propósitos do meta-aprendizado que a disciplina propõe.

Nenhum comentário: