terça-feira, 15 de abril de 2008

Perfil pedagógico

Quando foi apresentada a proposta de portifólio, uma das primeiras idéias que me veio a mente foi traçar um breve perfil pedagógico dos meus professores desse semestre. O foco será, a princípio, na forma como as aulas são conduzidas. Dessa forma, acredito poder exercitar uma espécie de meta-aprendizagem, na medida em que reflito sobre como o conteúdo me é transmitido.
História Antiga 2 - professor extremamente culto, com várias qualificações e publicações, inclusive internacionais. Dá aulas expositivas sobre textos obrigatórios da bibliografia. Linguagem utilizada é às vezes pouco acessível, pelas muitas referências a autores antigos e internacionais. Disponibiliza um website que contém material de apoio, esquemas de aulas e informações úteis para o acompanhamento do curso.
História Moderna 2 - professora muito experiente e segura. Transmite o conteúdo de maneira clara, sem cair em simplificações. Aulas expositivas baseadas em textos obrigatórios. Professora exige a participação dos alunos, como forma de garantir que todos leiam os textos e de assegurar o exercício do pensamento crítico com relação ao texto. Uso também de filmes épicos para auxiliar na absorção do conteúdo.
História do Brasil 3 - professora utiliza-se sempre do data-show para as aulas expositivas, que são alternadas com apresentações individuais de seminário.
História da América 3 - professor dá aulas expositivas, com um eventual uso de retroprojetor para permitir a visualização de mapas. Aulas também baseadas em textos obrigatórios, sendo os seminários opcionais para permitir a possibilidade de incrementar a menção final.
Teoria da História - professora também dá aulas expositivas baseadas em textos. Há ainda a presença de um monitor muito competente que auxilia nas reflexões e discussões acerca dos autores analisados. As aulas possuem às vezes um caráter muito abstrato, o que dificulta a compreensão e a visualização de aplicações práticas.
Como visto, a metodologia predominante na área da história é a de aulas expositivas. Acredito que, de fato, é fundamental que se tenha esse tipo de aula, pois os professores têm muito a contribuir para a compreensão dos textos e seus contextos. No entanto, também acho que outras estratégias poderiam ser usadas, que facilitassem o entendimento e motivassem mais os alunos. Percebo que no meio universitário há uma cultura implícita de que estratégias pedagógicas alternativas são para ensino fundamental e médio, de que na Universidade os alunos devem "se virar" para aprender. Tenho minhas dúvidas quanto a isso. Se um dia eu vier a ser professor universitário, espero encontrar brechas para fazer algo diferente. Tenho um livro sobre ensino de História, mas ainda não o li. Pretendo fazê-lo em breve.

Nenhum comentário: