sexta-feira, 13 de junho de 2008

Seminário 1

Durante a preparação para o primeiro seminário, as idéias e escolhas do meu grupo pareciam convergir para um formato tradicional de apresentação, na frente da turma, cada membro por vez. Tive a idéia de começar tocando para a turma uma música do Gabriel o Pensador chamada Estudo Errado. Me pareceu uma boa estratégia para chamar atenção quanto a muitos dos pontos que iríamos abordar. Creio que de fato foi interessante e teve o efeito desejado, mas tomou muito tempo da minha apresentação, de modo que não pude compartilhar adequadamente as experiências mais interessantes que encontrara na internet. Minha participação no grupo era originalmente falar sobre o uso das teorias de Piaget e Vygotsky no ensino de história. Encontrei uma reflexão muito interessante feita por um professor da rede pública chamado Adaílson (não revelou o sobrenome). Ele narrava sua experiência com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental, refletindo também sobre a inadequação dos modelos pedagógicos tradicionais adotados e sobre o desconhecimento e desinteresse de seus colegas quanto ao projeto político pedagógico (PPP) da escola. Baseando-se em Piaget, ele buscava explicar o conteúdo relacionando-o com algum elemento presente na vida das crianças. Um ótimo exemplo veio quando ele precisou explicar a relação entre as pedras e os seres humanos no período Paleolítico. Ele utilizou um celular de uma aluna e guiou as reflexões dos alunos até que juntos chegaram à conclusão de que, assim como o celular é uma ferramenta dos homens na época moderna, as pedras o eram no Paleolítico. A partir daí, surgiram diversas outras questões, trazidas pelos próprios alunos. O interesse foi despertado, e o diálogo tornou mais natural o ritmo de transmissão de conteúdo. Segue o link para o artigo: http://www.atrincheira.com.br/artigos/adailPratica.htm
A outra experiência que encontrei foi da professora Natania Nogueira, que desenvolveu um projeto de integração na escola em que trabalhava, aliado a uma nova proposta de ensino de história. Baseada em Vygotsky e Ausubel, ela utilizou a história regional para introduzir conceitos básicos sobre história. Tomando o município como referência, desenvolveu com os alunos noções de cidadania, patrimônio, cultura, entre outros. A eficácia do trabalho está em sempre tomar como ponto de apoio uma referência acessível às crianças. Segue o link: http://historiadoensino.blogspot.com/2007/08/histria-no-1o-cicloinstrumentalizando.html

Nenhum comentário: