sexta-feira, 13 de junho de 2008

Seminários 1 e 2: diferenças

Do seminário 1 para o 2, houve uma grande diferença na abordagem escolhida pelo meu grupo. No primeiro, optamos por fazer um seminário no formato tradicional, com uma pessoa falando de cada vez, dando chances iguais para todos participarem. O problema maior desse tipo de apresentação é que o público, no caso o resto da turma, não participa ativamente da construção do conhecimento. No caso do seminário 2, com a abordagem de fazer a turma brincar, "competir" e refletir, parece-me que estávamos fazendo quase uma verificação empírica do conteúdo trabalhado no tutorial. Outros problemas surgiram, obviamente. Nesse formato, é mais difícil estabelecer um papel fixo e igualmente relevante para cada membro do grupo, pois a maior parte das atividades fica a cargo da turma, cabendo a nós apenas dar as instruções, supervisionar os jogos, tirar dúvidas e organizar a dinâmica. A ordem das brincadeiras não estava muito bem definida e não estávamos organizados o suficiente para evitar atrasos.Por outro lado, penso que um lado importante do seminário foi realmente divertir, descontrair. Como estamos ali todos com um propósito acadêmico bem definido, as reflexões posteriores voltaram-se para o conteúdo da disciplina em si, o que com certeza é importante em termos de meta-aprendizagem. Mas também creio que uma grande parte do sucesso da dinâmica está em poder dizer: "é, foi divertido!".

Nenhum comentário: